quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Sim ou sopa?

Hoje andei com nervoso miudinho toda a tarde...o princípio da noite traria um novo desafio! Dir-se-ía que tinha algum teste pra fazer, que ía a uma entrevista...qq coisa, n? Se vos contar o que foi que me deixou assim, na expectativa, vão rir-se...foi a 1ª sopinha da Letzinha! "Pára tudo!! Mas esta gaja n tem mais nada q fazer?", dirão alguns? E eu respondo: n, n tenho, os meus meninos são a minha prioridade! E n imaginam a emoção que foi, fazer a sopa, torná-la cremosa e estudar a textura e o sabor ao detalhe, porque para os bebés, cm para todos nós afinal, a 1ª impressão é a mais importante. E por fim o grande momento: sentei-a na cadeirinha semi inclinada, pus o babete e conversava com ela pra deixá-la bem disposta e enchi a colher. Aqui vamos nós, Let!

Suspense...

Abriu a boquinha e a sopinha entrou lá pra dentro, e ela mastigou...olhava pra mim fixamente como q a recolher informações que pudésse acrescentar ao novo sabor. Preparada a jeito estava ao lado uma tacinha com pera moída pra adoçar a colher se ela fizesse caretas...mas ela amou a sopa...comia uma colher e sorria a seguir...e a sopa foi desaparecendo... A fruta, curiosamente n teve tanto sucesso, mas tb comeu alguma. O irmão fazia claque comigo pra incentivá-la a abrir a boca...o pai tirou uma fotografia...foi lindo!

Este foi um momento importante na vida da minha filhota. E a prova foi superada. Uma falha na cremosidade da sopa teria deitado todo o empreendimento a perder.

N me gozem, ok? Qtos de voces se podem afinal gabar de que a vossa 1º sopa tenha sido suficientemente importante para que a vossa mãe quisésse contá-lo ao mundo? E orgulho-me imenso de ter estado aqui para ser eu a dar-lha em vez de uma educadora qq num qq infantário...n há ordenado q pague a expressão de surpresa na carinha laroca da minha filha! Depois da sopa, uma muda de fralda e de roupa que tinha ficado toda da cor da sopa...e caprichei na toilette, mesmo q seja só pra família a ver! Vesti-lhe uma blusa rosa com lantejolas pequeninas e uns dizeres "Hold me in your arms. Love me! Kiss me! Spoil me!" Ficou uma bomboca! É tão bom ser mamã...!Todos os dias há coisas novas e emoções diferentes!

De certeza que a a sociedade era melhor se as mulheres n tivessem querido há 50 anos atras ser iguaizinhas aos homens e n tivessem exagerado nas emancipações...agora para sobreviver são quase todas obrigadas a trabalhar fora, e se querem ficar com os filhos, têm de aprender a abdicar de mta coisa...o dinheiro n nasce. Se tivéssemos sido feitas para ser iguais ao homens nós tinhamos barba e eles tinham útero...Porque é que havemos de ser menos bons nos papéis em que podíamos ser perfeitos, só porque fazemos questão de nos dedicarmos tb a áreas para as quais n fomos talhados de origem? Já bem basta qdo a vida e as suas contrariedades nos obrigam a ter de desenvolver ferramentas para sobreviver...e nesses casos sobrevive-se porque o acúmulo de afazeres e tarefas nos tiram o tempo pra curtir as coisas boas. E n queremos viver sem aproveitar, pois n? E n estou a falar de partilhar tarefas, tipo pôr o homenm a cozinhar e a mulher a mudar pneus...essas polivalências só fazem é bem...estou a falar da inversão dos papeis, de haver homens q se recusam a tomar a liderança nas famílias, e de mulheres q querem ser elas a tomar todas as decisões em nome da igualdade, de haver gente que para ser grande em coisas pequenas como ganhar mto dinheiro, se torna pequena nas coisas grandes, como ver crescer os filhos, formá-los e ensiná-los a ser gente. E podia ficar aqui q tempos a dar exemplos deste tipo...

Agora vou pq inda tenho muita tarefa pa acabar hj, na minha vida cheia de coisas pa fazer, mesmo sem trabalhar fora. Acreditem q o trabalho dentro nunca se acaba e como tenho isenção de horário e me encontro sempre de serviço, vou fazendo as coisas qdo vai dando jeito. Admito q apesar de tar acordada até às tantas a passar a ferro ou a preparar as refeições do dia seguinte ou a contar histórias ao miúdo antes de dormir, as sestinhas a meio da tarde são mto aliciantes e me deixam como nova! Queriam n queriam?

Beijinhos e abraços!